Avançar para o conteúdo principal

As linhas com que me coso

A minha experiência profissional, tendo em conta que já trabalho há 19 anos, tem sido de uma diversidade incrível.

Como secretária (ou assistente executiva como agora é politicamente correcto chamar) sempre fiz um pouco de tudo. Na Câmara deu para ficar a conhecer um pouco de todo o trabalho que uma autarquia faz. No Ministério fiquei com a consciência de que o nosso estado é só burocracia mesmo!!! Na empresa de formação profissional fiquei a conhecer todo o processo administrativo e pedagógico da formação, e que mundo era aquele!! Na imobiliária, deu para conhecer licenciamentos, lei fiscal, registos civis e prediais, etc, etc... Na associação de gestão de lixos, bem aí, aprendi e muito!

Foi nessa altura que iniciei a minha carreira nos Recursos Humanos! Fui contratada para fazer a coordenação entre a associação e a empresa prestadora de SHST, formação que tinha acabado de tirar, mas a reboque fiquei com os RH, pois ninguém tinha paciência para essa área, e já ia tento funcionários suficientes para ter alguém a tempo inteiro a tratar dos seus assuntos!

Para além de ter aprendido tudo o que sei sobre RH, aprendi igualmente sobre as questões de gestão ambiental para além de aprofundar as questões mais práticas de SHST.

Dali saltei para Angola, onde voltei a trabalhar em RH, sendo que na parte final, no fundo, o que eu fazia era gestão de contratos de fornecimento de bens e serviços, e consequentemente voltei à área financeira.

E descrevo-vos esta lengalenga toda para dizer o quê? Para dizer que já passei por todo o tipo de serviços, e obviamente de chefes...

Após estes anos tenho algumas certezas sobre onde prefiro trabalhar.... o que mais anseio no trabalho é uma boa comunicação com as chefias! Ter chefias com quem se pode falar abertamente, que são claros nas ordens, não deixam lugar a ambiguidades e caganças, essas são as melhores chefias que podemos ter, e não digo isto por serem pessoas com quem podemos ter conversas até pessoais, é porque mesmo no trabalho a uma comunicação clara e franca é essencial!

E atenção, porque quase sempre acabei por ter chefias que decidiam tudo e eu limitava-me a cumprir ordens e ponto final! Eu não me incomodo com isso, desde que me seja dito claramente qual é o meu papel!! Assim saberei com que linhas me coso!

Na última empresa em que trabalhei, era muito claro quem mandava ali!! E eu tinha uma margem muito pequena para trabalhar, mas eu sabia o que tinha de fazer e sabia que era só por isso que tinha de responder!!

Tudo isto para chegar a este ponto: a comunicação é absolutamente essencial! Bem como o conhecimento da estrutura da empresa (hierarquias e afins)!

Só vos digo, que neste momento estou num sítio, que de evoluído só tem o nome, e onde o funcionamento da empresa continua preso entre 2 ou 3 pessoas, que nem sequer directores são (apenas o é um deles), sendo que um desses outros elementos tem a mania que a empresa é dela, passa os dias de trombas, mal se consegue falar com ela, que está sempre atolada de trabalho, mas que sinceramente eu ainda não vi nada fruto do seu trabalho, e que teima em ignorar-me em termos de trabalho (excelente pessoa a nível pessoal). 

Se há coisa que me tira absolutamente do sério é exigirem-me coisas sem que me tenha passado a informação necessária, e vir a descobrir, depois de levar uma bronca do chefe, que houve informação essencial para o que eu estava a fazer, que não me foi passada.... TIRA-ME MUITO DO SÉRIO!!!!

Detesto não saber as linhas com que me coso, e começo a achar que este meu paraíso profissional, afinal, tem um espinho do tamanho de uma montanha.....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Excessos...

É verdade que estou em dívida.... Há que séculos que não escrevo... Mas o excesso de trabalho (tanto no emprego como em casa) impediu-me que pudesse dedicar algum tempo a mim própria!!! Vejam lá que até para o baptizado da filha de uma grande amiga, não consegui arranjar um bocadinho para poder tratar do meu visual...!!! Foi no próprio dia que me levantei um bocadinho mais cedo para tirar a penugens a mais, dar um bocadinho de cor à cara e vestir (vejam bem!!!) a roupita que comprei nos chineses!!!! É que é a dura realidade: os excessos também já chegaram à minha silhueta!!! Tirando camisolas de malha (que alargam!) não tenho nada para vestir!!!! Por isso: vamos à dieta! (Aceitam-se sugestões eficazes!!!) Entretanto duas grandes novidades: As comemorações do 10 de Junho este ano trazem muitas novidades boas, com espectáculos e exibições a não perder (principalmente a exposição de documentos históricos como o Tratado de Tordesilhas, a nossa 1ª Constituição, entre outros, que pela primei

Borga de Gajas!

No dia em que fui ao batizado da filha de uma amiga de faculdade, reencontrei o meu grupo de amigas! A conversa de todo o dia, obviamente, que rodou à volta dos bons velhos tempos.... das borgas, das maluqueiras, dos namoros, ..... enfim das saudades da juventude.... Tendo em atenção que quase todas estavamos um bocadinho nostálgicas e não propriamente contentes com os dias que correm (mais de metade já estão divorciadas/separadas...), lançaram-se várias vezes bocas de que nos devíamos juntar um dia destes.... No final da semana passada, ao beber um café, o pacotinho de açucar dizia: Estava feito o desafio!!!! Mandei um mail a todas, a desafiar para um jantar no próximo sábado.... Pergunta, feita por elas: Mas é só p'rás gajas ou levamos acompanhante e apêndices? Resposta, imediata, também dada por elas: Só p'ra gajas, eles que se lixem e fiquem a tomar conta das casas e dos filhos (para quem os tem...)!!! Lá em casa, a reacção não foi grande coisa... ele ficou danado porque va

O Telefone tocou, mas....

Para quem amavelmente pensou em mim e no meu "gajo", sobre o que escrevi no último post.... não, ainda não há resposta... o Senhor Administrador está de viagem no estrangeiro e não sabe quando volta.... PS: Acho que ele ainda atira o telemóvel pela janela, de tanta raiva....