A minha experiência profissional, tendo em conta que já trabalho há 19 anos, tem sido de uma diversidade incrível.
Como secretária (ou assistente executiva como agora é politicamente correcto chamar) sempre fiz um pouco de tudo. Na Câmara deu para ficar a conhecer um pouco de todo o trabalho que uma autarquia faz. No Ministério fiquei com a consciência de que o nosso estado é só burocracia mesmo!!! Na empresa de formação profissional fiquei a conhecer todo o processo administrativo e pedagógico da formação, e que mundo era aquele!! Na imobiliária, deu para conhecer licenciamentos, lei fiscal, registos civis e prediais, etc, etc... Na associação de gestão de lixos, bem aí, aprendi e muito!
Foi nessa altura que iniciei a minha carreira nos Recursos Humanos! Fui contratada para fazer a coordenação entre a associação e a empresa prestadora de SHST, formação que tinha acabado de tirar, mas a reboque fiquei com os RH, pois ninguém tinha paciência para essa área, e já ia tento funcionários suficientes para ter alguém a tempo inteiro a tratar dos seus assuntos!
Para além de ter aprendido tudo o que sei sobre RH, aprendi igualmente sobre as questões de gestão ambiental para além de aprofundar as questões mais práticas de SHST.
Dali saltei para Angola, onde voltei a trabalhar em RH, sendo que na parte final, no fundo, o que eu fazia era gestão de contratos de fornecimento de bens e serviços, e consequentemente voltei à área financeira.
E descrevo-vos esta lengalenga toda para dizer o quê? Para dizer que já passei por todo o tipo de serviços, e obviamente de chefes...
Após estes anos tenho algumas certezas sobre onde prefiro trabalhar.... o que mais anseio no trabalho é uma boa comunicação com as chefias! Ter chefias com quem se pode falar abertamente, que são claros nas ordens, não deixam lugar a ambiguidades e caganças, essas são as melhores chefias que podemos ter, e não digo isto por serem pessoas com quem podemos ter conversas até pessoais, é porque mesmo no trabalho a uma comunicação clara e franca é essencial!
E atenção, porque quase sempre acabei por ter chefias que decidiam tudo e eu limitava-me a cumprir ordens e ponto final! Eu não me incomodo com isso, desde que me seja dito claramente qual é o meu papel!! Assim saberei com que linhas me coso!
Na última empresa em que trabalhei, era muito claro quem mandava ali!! E eu tinha uma margem muito pequena para trabalhar, mas eu sabia o que tinha de fazer e sabia que era só por isso que tinha de responder!!
Tudo isto para chegar a este ponto: a comunicação é absolutamente essencial! Bem como o conhecimento da estrutura da empresa (hierarquias e afins)!
Só vos digo, que neste momento estou num sítio, que de evoluído só tem o nome, e onde o funcionamento da empresa continua preso entre 2 ou 3 pessoas, que nem sequer directores são (apenas o é um deles), sendo que um desses outros elementos tem a mania que a empresa é dela, passa os dias de trombas, mal se consegue falar com ela, que está sempre atolada de trabalho, mas que sinceramente eu ainda não vi nada fruto do seu trabalho, e que teima em ignorar-me em termos de trabalho (excelente pessoa a nível pessoal).
Se há coisa que me tira absolutamente do sério é exigirem-me coisas sem que me tenha passado a informação necessária, e vir a descobrir, depois de levar uma bronca do chefe, que houve informação essencial para o que eu estava a fazer, que não me foi passada.... TIRA-ME MUITO DO SÉRIO!!!!
Detesto não saber as linhas com que me coso, e começo a achar que este meu paraíso profissional, afinal, tem um espinho do tamanho de uma montanha.....
Comentários
Enviar um comentário