Avançar para o conteúdo principal

O Baptismo

Ainda antes de a Catarina nascer, eu e o meu marido questionámo-nos se deveríamos ou não baptizá-la...

Tendo em conta que nós não casámos pela Igreja, não rezamos, não vamos à missa e muito menos comungamos, faria sentido o seu baptismo?

Por outro lado, também não queríamos que o facto de pensarmos em baptizá-la, pudesse de forma alguma, parecer hipócrita, correndo o risco de usar o baptismo como desculpa para fazer uma festa... Coisa que em muitos casos acontece!

Então porque pensávamos nós nisso?! Porque, apesar de não seguirmos as regras procedimentais da igreja católica, a verdade é que os seus valores e princípios humanistas estão profundamente incutidos na nossa própria educação, e consequentemente irão nortear a forma como pretendemos educar a Catarina.

Ainda assim, as dúvidas mantiveram-se após o grande nascimento, e durante aquelas noites em que ficávamos à espera que ela acordasse para mamar, este foi muitas vezes o tema das nossas conversas!!

Bem, o que fazer quando dúvidas destas nos assaltam? Falar com um padre, certo? Mas não um padre qualquer... não um padre que nos viesse com os dogmas do céu e do inferno e do reino de Deus, etc, etc...

Recorremos então ao Padre que na altura estava na nossa paróquia, mas que é uma pessoa impecável, muito acessível e que partilha connosco o fascínio do Caminho de Santiago. Aliás foi exactamente por isso que já o conhecíamos, porque antes de iniciarmos o Caminho o ano passado, estivémos com ele a falar sobre isso!

E tal como já calculávamos, ele ajudou-nos imenso, retirando toda a carga beatista da questão do baptismo, e elucidando-nos que a cerimónia de baptismo de uma criança, apenas significa que a sua educação se orientará pelos tais valores e princípios humanistas defendidos por Cristo, e que em nada nos obriga a mudar o estilo de vida que escolhemos para nós, antes pelo contrário! Também nos referiu que é sempre preferível baptizar as pessoas em criança, uma vez que lhes facilita a escolha no futuro, no caso de quererem seguir a religião católica, mas não as condiciona a isso. Por isso o nosso receio de estarmos a fazer uma escolha pela Catarina, não lhe deixando a possibilidade de escolha na sua vida, estava assim ressalvada!!!

E foram estas as razões que nos levaram a decidir que no próximo dia 6 de Novembro, vamos Baptizar a Catarina, na Igreja onde toda a minha família e a família do meu marido foram baptizados, e com o Padre que nos aconselhou e partilha connosco o entusiasmo pelo Caminho de Santiago (Caminho esse onde a Catarina foi concebida...), e depois daremos um almoço lá em casa apenas para a família mais directa: Pais, Avós, Tios e Padrinhos da Catarina!

Que este dia te reserve um futuro promissor, Catarina!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Excessos...

É verdade que estou em dívida.... Há que séculos que não escrevo... Mas o excesso de trabalho (tanto no emprego como em casa) impediu-me que pudesse dedicar algum tempo a mim própria!!! Vejam lá que até para o baptizado da filha de uma grande amiga, não consegui arranjar um bocadinho para poder tratar do meu visual...!!! Foi no próprio dia que me levantei um bocadinho mais cedo para tirar a penugens a mais, dar um bocadinho de cor à cara e vestir (vejam bem!!!) a roupita que comprei nos chineses!!!! É que é a dura realidade: os excessos também já chegaram à minha silhueta!!! Tirando camisolas de malha (que alargam!) não tenho nada para vestir!!!! Por isso: vamos à dieta! (Aceitam-se sugestões eficazes!!!) Entretanto duas grandes novidades: As comemorações do 10 de Junho este ano trazem muitas novidades boas, com espectáculos e exibições a não perder (principalmente a exposição de documentos históricos como o Tratado de Tordesilhas, a nossa 1ª Constituição, entre outros, que pela primei

Borga de Gajas!

No dia em que fui ao batizado da filha de uma amiga de faculdade, reencontrei o meu grupo de amigas! A conversa de todo o dia, obviamente, que rodou à volta dos bons velhos tempos.... das borgas, das maluqueiras, dos namoros, ..... enfim das saudades da juventude.... Tendo em atenção que quase todas estavamos um bocadinho nostálgicas e não propriamente contentes com os dias que correm (mais de metade já estão divorciadas/separadas...), lançaram-se várias vezes bocas de que nos devíamos juntar um dia destes.... No final da semana passada, ao beber um café, o pacotinho de açucar dizia: Estava feito o desafio!!!! Mandei um mail a todas, a desafiar para um jantar no próximo sábado.... Pergunta, feita por elas: Mas é só p'rás gajas ou levamos acompanhante e apêndices? Resposta, imediata, também dada por elas: Só p'ra gajas, eles que se lixem e fiquem a tomar conta das casas e dos filhos (para quem os tem...)!!! Lá em casa, a reacção não foi grande coisa... ele ficou danado porque va

Voltei!!!

Voltei porque parti..... É  verdade, no passado dia 16 de Abril, larguei a vida que conhecia e que nem sempre me trouxe coisas boas, para abraçar uma aventura em Terras de África!! Tenho dito e repetido para mim mesma: "Home is where you have your heart", e é verdade! Vim para Angola para podermos voltar a ter uma família, com o coração aplacado por estarmos de novo juntos! E isso enche-me a alma! E os dias têm-nos dado essa resposta, de que fizemos o que devíamos ter feito para nos podermos sentir de novo Família! A miúda tem exultado pela companhia de Pai e Mãe, e a verdade é que aqui, mesmo trabalhando muito, levantando de madrugada, e onde tudo é mais difícil de conseguir, a verdade é que aqui temos mais tempo para nós.... por há menos coisas à nossa volta e como tal concentramo-nos muito mais uns nos outros! E isso é bom! Mas.... há sempre um mas! É duro! É muito duro! Sinto falta das minhas outras pessoas! Do meu Pai, que deixei desconsolado mas que sempre me di