Avançar para o conteúdo principal

O Jantar de Pataniscas de Bacalhau

Consegui!!!!!!

Consegui fazer as Pataniscas de Bacalhau e ficaram óptimas!!!! (desculpa mas não tenho fotos para mostrar!!!)

Já eram 9h da noite quando acabei o jantar, mas valeu a pena! Para além de me sentir super orgulhosa por mais uma vez ter conseguido fazer uma coisa que habitualmente era a Mãe a fazer... mas também porque o maridão adorou o jantar!!!

Ontem quando dizia que não sabia fazer as pataniscas, não fiquei propriamente parada.... (só chorei um bocadinho!), depois pensei em ligar à prima da minha Mãe que tem mais mão prá cozinha (e que me matou as saudades das Papas de Milho, mas isso eu conto depois!), mas antes disso resolvi fazer a habitual pesquisa na Net e encontrei isto:

pataniscas de bacalhau à mamã
O bacalhau deve ser bom e bem curado, depois de demolhado deve ser bem desfiado, uma boa técnica é embrulhar os bocados de bacalhau, sem espinhas, num pano grosso e moe-lo ,bate-lo, enfim massacrá-lo. Corta-se cebola, alho e salsa bem cortadinhos e junta-se ao bacalhau numa gamela, separam-se e juntam-se seis gemas das claras que se reservam. Vai-se juntando farinha triga e amassando tudo com as mãos. Atenção às unhas que devem estar bem limpas! Esta mistura não pode ser muito liquida nem muito espessa e depende da quantidade de farinha. Deixa-se repousar uma hora. Enquanto o azeite aquece, batem-se as claras em castelo e juntam-se ao pome cuidadosamente para evitar de deslacem. Fritam- se, levando cuidadosamente o pome ao azeite quente numa colher de sopa. Dois minutos e retiram -se para um papel de enxugar gordura. Servem-se com arroz carolino de tomate malandrinho.
Depois foi só deitar as mãos à obra e pronto! Difícil, difícil foi fritá-las, a mão ainda não está habituada!!!
Mas Mãe: já sou capaz de fazer Pataniscas! Já estou uma "mulherzinha"!!!

Comentários

  1. olá,
    Vim parar aqui ao teu blogue por causa das pataniscas de bacalhau e parei e fiquei um bocado a ler-te. Estou sensibilizada.. Acredito que gostes muito da tua mãe, que sintas imensa falta dela, que sintas saudades dela... Mas deixa-a descansar....
    Ela está dentro de ti, nunca irá sair, mas deixa-a descansar.. e tu descansa também..
    Compreendo que tenhas necessidade de falar, no entanto já reflectiste sobre o sofrimento que vai dentro de ti quando escreves, não para nós(leitores) mas sim para ela???
    Tens que deixar o teu coração fazer esse luto tão necessário..
    Não é por estares sempre a "falar pra ela" que se vai tornar menos doloroso. Antes pelo contrário.
    Pensa na alegrias que lhe darás quando engravidares... No entanto digo-te com toda a honestidade, que enquanto não te libertares da tua mãe, tu propria não conseguirás sê-lo.
    Pensa bem:)
    Beijinhos
    Carla-2275@hotmail.com ( se precisares estou aqui)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quinta-Feira da Ascensão

Hoje, se ainda estivesse em Portugal, estaria de Folga!!!! É Dia da Espiga!!!
Desde que fui morar para o campo, que sempre que posso, vou apanhar a Espiga neste dia!!! E este era mesmo um dos costumes que gostaria de passar à Catarina!! É delicioso, nesta altura do ano, já em plena Primavera, ir pelo campo fora à procura dos elementos todos que compõem este delicioso ramo, para depois o pendurar atrás da porta!
Como este ano não dá.... "penduro-o" neste cantinho, com o secreto desejo que ele me dê sorte!

Keep Calm.... que eu hoje vou ser Tia!!!!!

Mãe,

Hoje voltas a ser Avó!!!! A tua segunda Neta vai nascer! Mas quis a vida que nem os teus braços, nem os meus lá estarão para a acolher.....

Duas meninas!!!! Como irias ser feliz se as pudesses pegar ao colo....... Se lhes pudesses fazer todos os vestidinhos com todos os lacinhos que se pudesse imaginar!!!!!!!!!!!!

Os quartos com todo o cor-de-rosa possível..... todo um enxoval a combinar!!!!!

Mas não é.......

E eu... aqui longe, com o coração apertado porque  não consigo lá estar também... para lhe dizer: Bem Vinda Inês, sou a tua Tia e estarei sempre aqui para ti!

Como é difícil estar tão longe com esta sensação no coração, prestes a explodir, e não poder fazer nada..... ainda por cima, com um Irmão tão sensível... que em vez de ir mandando notícias, acha que tudo nos pode passar ao lado, sem que as nossas emoções se sobreponham......

Rais'partam!!!!!


Esperar 3 meses para ver a minha Sobrinha...... vai doer, vai doer!!!!

Mas agora...... todos os nossos pensamentos (teu e meu…

O Princípio do Fim...

.... Foram meses em que a ideia navegou na minha mente.... nunca falada, nunca partilhada, nunca admitida...

Sou daquelas que acha que um casamento não pode ser um contrato que facilmente de rescinde! Um casamento é uma partilha de vida, e como tal, é difícil, tem obstáculos, tem acidentes, tem muito, muito esforço!

E tem que ter!!! E é disso que se constroem os alicerces de uma vida em comum e que passamos aos nossos filhos, explicando-lhes que as coisas não são fáceis e que é necessário muita perseverança para  andarmos em frente!

Mas nos últimos tempos, as minhas convicções têm sido bastante abaladas pelos desmoronamentos à minha volta. E quando me explicam que por muito esforço e dedicação que entreguemos à nossa família.... existe sempre, mas sempre o direito de sermos felizes! E que a vida não pode ser tão castradora de felicidade como por vezes se apresenta.

É verdade, eu sei.... mas sempre achei que depois da tempestade vem a bonança! E que ultrapassadas as crises, o amor sai …