Avançar para o conteúdo principal

As linhas com que me coso

A minha experiência profissional, tendo em conta que já trabalho há 19 anos, tem sido de uma diversidade incrível.

Como secretária (ou assistente executiva como agora é politicamente correcto chamar) sempre fiz um pouco de tudo. Na Câmara deu para ficar a conhecer um pouco de todo o trabalho que uma autarquia faz. No Ministério fiquei com a consciência de que o nosso estado é só burocracia mesmo!!! Na empresa de formação profissional fiquei a conhecer todo o processo administrativo e pedagógico da formação, e que mundo era aquele!! Na imobiliária, deu para conhecer licenciamentos, lei fiscal, registos civis e prediais, etc, etc... Na associação de gestão de lixos, bem aí, aprendi e muito!

Foi nessa altura que iniciei a minha carreira nos Recursos Humanos! Fui contratada para fazer a coordenação entre a associação e a empresa prestadora de SHST, formação que tinha acabado de tirar, mas a reboque fiquei com os RH, pois ninguém tinha paciência para essa área, e já ia tento funcionários suficientes para ter alguém a tempo inteiro a tratar dos seus assuntos!

Para além de ter aprendido tudo o que sei sobre RH, aprendi igualmente sobre as questões de gestão ambiental para além de aprofundar as questões mais práticas de SHST.

Dali saltei para Angola, onde voltei a trabalhar em RH, sendo que na parte final, no fundo, o que eu fazia era gestão de contratos de fornecimento de bens e serviços, e consequentemente voltei à área financeira.

E descrevo-vos esta lengalenga toda para dizer o quê? Para dizer que já passei por todo o tipo de serviços, e obviamente de chefes...

Após estes anos tenho algumas certezas sobre onde prefiro trabalhar.... o que mais anseio no trabalho é uma boa comunicação com as chefias! Ter chefias com quem se pode falar abertamente, que são claros nas ordens, não deixam lugar a ambiguidades e caganças, essas são as melhores chefias que podemos ter, e não digo isto por serem pessoas com quem podemos ter conversas até pessoais, é porque mesmo no trabalho a uma comunicação clara e franca é essencial!

E atenção, porque quase sempre acabei por ter chefias que decidiam tudo e eu limitava-me a cumprir ordens e ponto final! Eu não me incomodo com isso, desde que me seja dito claramente qual é o meu papel!! Assim saberei com que linhas me coso!

Na última empresa em que trabalhei, era muito claro quem mandava ali!! E eu tinha uma margem muito pequena para trabalhar, mas eu sabia o que tinha de fazer e sabia que era só por isso que tinha de responder!!

Tudo isto para chegar a este ponto: a comunicação é absolutamente essencial! Bem como o conhecimento da estrutura da empresa (hierarquias e afins)!

Só vos digo, que neste momento estou num sítio, que de evoluído só tem o nome, e onde o funcionamento da empresa continua preso entre 2 ou 3 pessoas, que nem sequer directores são (apenas o é um deles), sendo que um desses outros elementos tem a mania que a empresa é dela, passa os dias de trombas, mal se consegue falar com ela, que está sempre atolada de trabalho, mas que sinceramente eu ainda não vi nada fruto do seu trabalho, e que teima em ignorar-me em termos de trabalho (excelente pessoa a nível pessoal). 

Se há coisa que me tira absolutamente do sério é exigirem-me coisas sem que me tenha passado a informação necessária, e vir a descobrir, depois de levar uma bronca do chefe, que houve informação essencial para o que eu estava a fazer, que não me foi passada.... TIRA-ME MUITO DO SÉRIO!!!!

Detesto não saber as linhas com que me coso, e começo a achar que este meu paraíso profissional, afinal, tem um espinho do tamanho de uma montanha.....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CATARINA

Está confirmadíssimo... é uma menina e vai-se chamar Catarina! Pergunta o meu Pai: porquê? Porque Catarina é nome de grande mulher... senão vejamos: Catarina, a Grande - Czarina da Rússia e grande impulsionadora da modernização cultural daquele país...; Catarina de Bragança - a mulher que ensinou os ingleses a tomar banho, a beber chá e a usar talhares, para além de fazer com que o monarca inglês voltasse a ser católico(!!!), Infanta Catarina - foram várias as nossas Infantas que casaram com grandes monarcas e imperadores europeus... Katherine Hepburn - linda de morrer e grande, grande actriz... Furação Katrina ... tb foi grande, grande(!!!!!!!!!!) E porque fica bem!!! E porque o maridão sempre gostou... Mas até agora ainda não houve ninguém que não gostasse!!!! Para mim, agora quando o pronuncio, parece que já tinha sido escolhido desde o princípio!!! E tal Mãe, gostas?

Pecados Mortais...

Não me considero católica mas não deixo de dar alguma importância ao que todos nós consideramos pecados... principalmente os chamados "mortais"... Nos pecados mortais há um que tento especialmente combater... a Inveja! Acho muito feio sentir inveja, no mau sentido, mas a verdade é que a sinto vezes demais do que eu queria! E é exactamente isso que estou a sentir neste momento, inveja da pior espécie!!! Compreendo agora como podem haver mulheres que raptam crianças recém-nascidas com o intuito de as criarem como sendo suas! Claro que condeno essa atitude, mas a verdade é que sinto inveja a esse ponto! Tenho uma colega de trabalho que nos anunciou hoje que está grávida! Uma miúda de 27 anos, casada há pouco mais de 1 ano, ainda no seu primeiro emprego... Não é justo... Eu que quis fazer tudo como deve de ser, ter maturidade e estabilidade emocional suficiente para dar esse passo, situação económica e financeira que me permitisse não depender de pais e sogros, um casamento estáv...

Aviso à Navegação...

Porque quem procura informação sobre a minha vida e sobre o que faço para depois usar isso contra mim, não tem nada que continuar a visitar este blog... Vou passar a restringir o seu acesso.... Agradeço às pessoas que têm me têm seguido e o fazem sem o intuito de me atacar, o favor de indicarem o vosso mail nos comentários, para que possa enviar-vos os convites para continuarem a acompanhá-lo.... Lamento incómodo