Avançar para o conteúdo principal

As linhas com que me coso

A minha experiência profissional, tendo em conta que já trabalho há 19 anos, tem sido de uma diversidade incrível.

Como secretária (ou assistente executiva como agora é politicamente correcto chamar) sempre fiz um pouco de tudo. Na Câmara deu para ficar a conhecer um pouco de todo o trabalho que uma autarquia faz. No Ministério fiquei com a consciência de que o nosso estado é só burocracia mesmo!!! Na empresa de formação profissional fiquei a conhecer todo o processo administrativo e pedagógico da formação, e que mundo era aquele!! Na imobiliária, deu para conhecer licenciamentos, lei fiscal, registos civis e prediais, etc, etc... Na associação de gestão de lixos, bem aí, aprendi e muito!

Foi nessa altura que iniciei a minha carreira nos Recursos Humanos! Fui contratada para fazer a coordenação entre a associação e a empresa prestadora de SHST, formação que tinha acabado de tirar, mas a reboque fiquei com os RH, pois ninguém tinha paciência para essa área, e já ia tento funcionários suficientes para ter alguém a tempo inteiro a tratar dos seus assuntos!

Para além de ter aprendido tudo o que sei sobre RH, aprendi igualmente sobre as questões de gestão ambiental para além de aprofundar as questões mais práticas de SHST.

Dali saltei para Angola, onde voltei a trabalhar em RH, sendo que na parte final, no fundo, o que eu fazia era gestão de contratos de fornecimento de bens e serviços, e consequentemente voltei à área financeira.

E descrevo-vos esta lengalenga toda para dizer o quê? Para dizer que já passei por todo o tipo de serviços, e obviamente de chefes...

Após estes anos tenho algumas certezas sobre onde prefiro trabalhar.... o que mais anseio no trabalho é uma boa comunicação com as chefias! Ter chefias com quem se pode falar abertamente, que são claros nas ordens, não deixam lugar a ambiguidades e caganças, essas são as melhores chefias que podemos ter, e não digo isto por serem pessoas com quem podemos ter conversas até pessoais, é porque mesmo no trabalho a uma comunicação clara e franca é essencial!

E atenção, porque quase sempre acabei por ter chefias que decidiam tudo e eu limitava-me a cumprir ordens e ponto final! Eu não me incomodo com isso, desde que me seja dito claramente qual é o meu papel!! Assim saberei com que linhas me coso!

Na última empresa em que trabalhei, era muito claro quem mandava ali!! E eu tinha uma margem muito pequena para trabalhar, mas eu sabia o que tinha de fazer e sabia que era só por isso que tinha de responder!!

Tudo isto para chegar a este ponto: a comunicação é absolutamente essencial! Bem como o conhecimento da estrutura da empresa (hierarquias e afins)!

Só vos digo, que neste momento estou num sítio, que de evoluído só tem o nome, e onde o funcionamento da empresa continua preso entre 2 ou 3 pessoas, que nem sequer directores são (apenas o é um deles), sendo que um desses outros elementos tem a mania que a empresa é dela, passa os dias de trombas, mal se consegue falar com ela, que está sempre atolada de trabalho, mas que sinceramente eu ainda não vi nada fruto do seu trabalho, e que teima em ignorar-me em termos de trabalho (excelente pessoa a nível pessoal). 

Se há coisa que me tira absolutamente do sério é exigirem-me coisas sem que me tenha passado a informação necessária, e vir a descobrir, depois de levar uma bronca do chefe, que houve informação essencial para o que eu estava a fazer, que não me foi passada.... TIRA-ME MUITO DO SÉRIO!!!!

Detesto não saber as linhas com que me coso, e começo a achar que este meu paraíso profissional, afinal, tem um espinho do tamanho de uma montanha.....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CATARINA

Está confirmadíssimo... é uma menina e vai-se chamar Catarina! Pergunta o meu Pai: porquê? Porque Catarina é nome de grande mulher... senão vejamos: Catarina, a Grande - Czarina da Rússia e grande impulsionadora da modernização cultural daquele país...; Catarina de Bragança - a mulher que ensinou os ingleses a tomar banho, a beber chá e a usar talhares, para além de fazer com que o monarca inglês voltasse a ser católico(!!!), Infanta Catarina - foram várias as nossas Infantas que casaram com grandes monarcas e imperadores europeus... Katherine Hepburn - linda de morrer e grande, grande actriz... Furação Katrina ... tb foi grande, grande(!!!!!!!!!!) E porque fica bem!!! E porque o maridão sempre gostou... Mas até agora ainda não houve ninguém que não gostasse!!!! Para mim, agora quando o pronuncio, parece que já tinha sido escolhido desde o princípio!!! E tal Mãe, gostas?

Demasiado Ar nos Bolsos

Este é outro dos meus problemas que não me deixa dormir de noite, em ficar tranquila durante o dia... Acreditem ou não, recebi o ordenado no dia 27 e neste momento já não tenho dinheiro... Tenho cada vez mais a necessidade de deixar mais dinheiro na conta conjunta para fazer face às despesas, porque o marido continua desempregado ... e não, não há subsídio de desemprego para ele... Depois há o pagamento mensal do carro... este mês o cartão de crédito está ao rubro, pq as dificuldades vêm dos meses anteriores.... Resultado... estamos a dia 2 e já não tenho dinheiro para por combustível no carro... para poder vir trabalhar... quanto mais para ir a Lisboa... como ele quer... O que vale é que já não fumo... não almoço fora e só gasto 0,55€ por dia no café.... Mas expliquem-me como é que vou pagar uma cinta de grávida que preciso começar a usar este mês? Como é que vou pagar os medicamentos que preciso de tomar? E como é que vou pagar as consultas e ecografias?

Aviso à Navegação...

Porque quem procura informação sobre a minha vida e sobre o que faço para depois usar isso contra mim, não tem nada que continuar a visitar este blog... Vou passar a restringir o seu acesso.... Agradeço às pessoas que têm me têm seguido e o fazem sem o intuito de me atacar, o favor de indicarem o vosso mail nos comentários, para que possa enviar-vos os convites para continuarem a acompanhá-lo.... Lamento incómodo