Avançar para o conteúdo principal

O Baptismo

Ainda antes de a Catarina nascer, eu e o meu marido questionámo-nos se deveríamos ou não baptizá-la...

Tendo em conta que nós não casámos pela Igreja, não rezamos, não vamos à missa e muito menos comungamos, faria sentido o seu baptismo?

Por outro lado, também não queríamos que o facto de pensarmos em baptizá-la, pudesse de forma alguma, parecer hipócrita, correndo o risco de usar o baptismo como desculpa para fazer uma festa... Coisa que em muitos casos acontece!

Então porque pensávamos nós nisso?! Porque, apesar de não seguirmos as regras procedimentais da igreja católica, a verdade é que os seus valores e princípios humanistas estão profundamente incutidos na nossa própria educação, e consequentemente irão nortear a forma como pretendemos educar a Catarina.

Ainda assim, as dúvidas mantiveram-se após o grande nascimento, e durante aquelas noites em que ficávamos à espera que ela acordasse para mamar, este foi muitas vezes o tema das nossas conversas!!

Bem, o que fazer quando dúvidas destas nos assaltam? Falar com um padre, certo? Mas não um padre qualquer... não um padre que nos viesse com os dogmas do céu e do inferno e do reino de Deus, etc, etc...

Recorremos então ao Padre que na altura estava na nossa paróquia, mas que é uma pessoa impecável, muito acessível e que partilha connosco o fascínio do Caminho de Santiago. Aliás foi exactamente por isso que já o conhecíamos, porque antes de iniciarmos o Caminho o ano passado, estivémos com ele a falar sobre isso!

E tal como já calculávamos, ele ajudou-nos imenso, retirando toda a carga beatista da questão do baptismo, e elucidando-nos que a cerimónia de baptismo de uma criança, apenas significa que a sua educação se orientará pelos tais valores e princípios humanistas defendidos por Cristo, e que em nada nos obriga a mudar o estilo de vida que escolhemos para nós, antes pelo contrário! Também nos referiu que é sempre preferível baptizar as pessoas em criança, uma vez que lhes facilita a escolha no futuro, no caso de quererem seguir a religião católica, mas não as condiciona a isso. Por isso o nosso receio de estarmos a fazer uma escolha pela Catarina, não lhe deixando a possibilidade de escolha na sua vida, estava assim ressalvada!!!

E foram estas as razões que nos levaram a decidir que no próximo dia 6 de Novembro, vamos Baptizar a Catarina, na Igreja onde toda a minha família e a família do meu marido foram baptizados, e com o Padre que nos aconselhou e partilha connosco o entusiasmo pelo Caminho de Santiago (Caminho esse onde a Catarina foi concebida...), e depois daremos um almoço lá em casa apenas para a família mais directa: Pais, Avós, Tios e Padrinhos da Catarina!

Que este dia te reserve um futuro promissor, Catarina!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CATARINA

Está confirmadíssimo... é uma menina e vai-se chamar Catarina! Pergunta o meu Pai: porquê? Porque Catarina é nome de grande mulher... senão vejamos: Catarina, a Grande - Czarina da Rússia e grande impulsionadora da modernização cultural daquele país...; Catarina de Bragança - a mulher que ensinou os ingleses a tomar banho, a beber chá e a usar talhares, para além de fazer com que o monarca inglês voltasse a ser católico(!!!), Infanta Catarina - foram várias as nossas Infantas que casaram com grandes monarcas e imperadores europeus... Katherine Hepburn - linda de morrer e grande, grande actriz... Furação Katrina ... tb foi grande, grande(!!!!!!!!!!) E porque fica bem!!! E porque o maridão sempre gostou... Mas até agora ainda não houve ninguém que não gostasse!!!! Para mim, agora quando o pronuncio, parece que já tinha sido escolhido desde o princípio!!! E tal Mãe, gostas?

Pecados Mortais...

Não me considero católica mas não deixo de dar alguma importância ao que todos nós consideramos pecados... principalmente os chamados "mortais"... Nos pecados mortais há um que tento especialmente combater... a Inveja! Acho muito feio sentir inveja, no mau sentido, mas a verdade é que a sinto vezes demais do que eu queria! E é exactamente isso que estou a sentir neste momento, inveja da pior espécie!!! Compreendo agora como podem haver mulheres que raptam crianças recém-nascidas com o intuito de as criarem como sendo suas! Claro que condeno essa atitude, mas a verdade é que sinto inveja a esse ponto! Tenho uma colega de trabalho que nos anunciou hoje que está grávida! Uma miúda de 27 anos, casada há pouco mais de 1 ano, ainda no seu primeiro emprego... Não é justo... Eu que quis fazer tudo como deve de ser, ter maturidade e estabilidade emocional suficiente para dar esse passo, situação económica e financeira que me permitisse não depender de pais e sogros, um casamento estáv...

Aviso à Navegação...

Porque quem procura informação sobre a minha vida e sobre o que faço para depois usar isso contra mim, não tem nada que continuar a visitar este blog... Vou passar a restringir o seu acesso.... Agradeço às pessoas que têm me têm seguido e o fazem sem o intuito de me atacar, o favor de indicarem o vosso mail nos comentários, para que possa enviar-vos os convites para continuarem a acompanhá-lo.... Lamento incómodo